Higiene da sua Prótese Ocular: conheça alguns cuidados básicos.

Uso e cuidado com a higiene da sua prótese ocular.

A limpeza da prótese da sua prótese ocular deve ser feita, de preferência, uma vez por mês para evitar a aderência de resíduos que lágrima vai depositando sobre a superfície da prótese, esse resíduos são resultados dos depósitos proteicos destas lágrimas.

Uma dica muito importante é lubrificar a prótese em forma periódica com gotas oftálmicas, evitando assim a secura ocular, dessa forma você pode utilizá-la sem a necessidade de retirá-la.

Também pode se realizar uma limpeza sem retirar a prótese utilizando um algodão úmido e fazendo suaves movimentos em direção à parte nasal.

Caso haja a necessidade de retirá-la, siga algumas orientações:

– Lavar as mãos.

– Remover a prótese. Para fazê-lo, pressionar a pálpebra inferior para que a borda inferior da prótese possa se deslizar para fora e para baixo. Pode utilizar uma pequena ventosa para simplificar esse movimento.

– Revise a cavidade ocular e observe seu estado:

a) Rosada é saudável.
b) Vermelha ou inflamada, requer atendimento médico e do ocularista.

– Irrigar a cavidade com solução salina.

– Utilizar os produtos de limpeza recomendados pelo ocularista, com água morna. Frotar com os dedos polegar e indicador. Enxaguar bem.

– Reinserir a prótese. Para isso é necessário lubrificá-la de ambos os lados e depois levantar a pálpebra superior com os dedos polegar e indicador. Deslizar a prótese por baixo da pálpebra tanto quanto for possível. Pressionar a pálpebra inferior para que a prótese seja deslizada dentro da cavidade.

Nunca utilize álcool para limpar a prótese. Nunca utilize um pano seco.


Para mais informações ou dúvidas, entre em contato conosco pelo WhatsApp – (41) 99108-0088, ou acesse a nossa página de contato aqui no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *